LEI DO INSULFILM 2023: O QUE MUDOU?

As leis são elaboradas a fim de estabelecer uma ordem, de forma geral, contudo, elas nunca estão blindadas a passarem por mudanças. As leis podem ser alteradas pelas autoridades após uma série de processos e justificativas que visam a segurança da população, como é o caso das leis de trânsito.

O ano de 2023 chegou trazendo mudanças em algumas delas e, apesar de não ter sido a única que mudou, a Lei do Insulfilm teve destaque entre os motoristas, que optam por colocar o insulfilm uma película de poliéster que controla a luminosidade e possui proteção contra os raios solares – em seus veículos, buscando mais segurança, privacidade, e até mesmo conforto térmico.

A Lei do Insulfilm foi criada para diminuir o risco de acidentes ao utilizar películas fora do padrão, já que existem diversos casos nos quais a pouca visibilidade foi motivo de acidentes fatais.

No início desse ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu alterar algumas regras que controlam o Insulfilm, que passaram a valer desde o dia 02/01/2023. Veja, a seguir.

O QUE MUDOU?

Seguindo a normalidade, o órgão trabalha para conter o uso de produtos de qualidade inferior, e também fora dos padrões mínimos do mercado nacional. Esses, segundo eles, mais atrapalham do que ajudam o condutor do veículo. E as mudanças foram muitas.

Agora, não existe mais uma exigência de grau mínimo de transmitância luminosa (quantidade de luz a penetrar o material) nos vidros considerados não cruciais para a visão do motorista, ou seja, o vidro que fica nas laterais traseiras do carro e traseiro. Vale lembrar que a regra antiga previa, pelo menos, 28% de luz passando pelas películas.

A transmitância mínima de 70% ainda é válida para o para-brisa e também para os vidros laterais dianteiros.

Agora, a fiscalização desses índices é realizada de duas formas pelos reguladores, sendo elas: usando medidores especiais, feitos justamente para lidar com isso, ou verificando o certificado de conformidade do produto.

De acordo com as autoridades de trânsito, esse certificado deve seguir a norma ABNT NBR 9491. É importante ficar ligado às mudanças para evitar qualquer problema.

ME PARARAM COM O INSULFILM FORA DO PADRÃO, O QUE EU FAÇO?

Você pode levar multa na mesma hora, além de cinco pontos na carteira de habilitação e ter o seu veículo retido. Isso faz parte do parágrafo XVI do Art. 230 e a infração é considerada grave.

A Polícia Rodoviária Federal ainda ressalta os diversos perigos de quando optam por modelos inferiores ou muito escuros nos veículos. De acordo com as autoridades de trânsito, esse tipo de insulfilm pode atrapalhar de forma significativa a visibilidade do condutor, principalmente em dias chuvosos ou à noite na estrada.

As películas da Origin estão totalmente dentro da lei e vão te proporcionar segurança, conforto e inovação para que você dirija com muita tranquilidade, boa visão e não tenha problemas com as blitz. Por isso, pense na sua segurança e dos outros condutores ao escolher películas dentro da lei.

Quer saber mais sobre nossas películas? Clique aqui.
Fique por dentro de todas as nossas novidades, e siga-nos no Instagram clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Não pare aqui

Mais para explorar